sexta-feira, 15 de junho de 2012

Sexta-Feira 13

Não é a capa do DVD que tenho aqui, mas o importante é a frase que define o filme "Eles foram avisados. Eles estavam condenados. E na Sexta-Feira 13, nada os salvará". Eu sou fã do Jason, digam o que quiser dele, mortes violentas e adolescentes idiotas morrendo são o ponto alto do filme.

  • Título Original: Friday the 13th
  • Titulo Traduzido: Sexta-Feira 13
  • Ano: 1980
  • Direção: Sean S. Cunningham
Sinopse: O acampamento de Cristal Lake será reaberto. Monitores ansiosos, seus olhos brilhando com as nobres idéias, e seus hormônios à flor da pele, estão prontos para liderar as canções e brincadeiras dos hóspedes. Mas há um jogo que não constava na lista de atividades. Alguém resolveu brincar de "Mate o Monitor". (retirada da contra-capa do DVD)

Claro que essa sinopse não faz jus ao que o filme mostra. E se você nunca viu, não leia mais porque meus comentários vem com spoiler u.ú


SPOILER

Eu sei que tem um remake e que ele não faz jus ao filme original. Sempre um problema remakes, vivo discutindo sobre isso com alguns amigos e sempre temos medo de remake. Nunca fica bom e sempre modificam a história - isso quando ela não é totalmente diferente do filme inicial. Um dia eu escrevo sobre o remake...

O filme começa com a morte de dois monitores do acampamento de Crystal Lake. Embora um começo sem sentido, o filme vai explicar quem eram os dois monitores que estavam se pegando e morreram. Depois de alguns anos, o acampamento é reaberto e um novo grupo de monitores volta para fazer treinamento.

Como marca dos filmes dessa série, muito sexo e adolescentes curtindo a vida. Então, numa terrível e chuvosa noite de Sexta-Feira 13, os monitores são assassinados sem qualquer piedade. Como eles são estúpidos, você começa a torcer pelo assassino. É marca do filmes de terror pessoas que não levam a sério os pequenos sinais que algo está muito errado - e também dos expectadores com "meta game" (não me ocorreu outra expressão) que sabe que aqueles jovens vão ser mortos e ficam putos pela burrice dos mesmos.

Temos uma sobrevivente do massacre, Alice, que é uma jovem apavorada, que viu os corpos dos amigos mortos espalhados pelo acampamento. Na cena que ela se fecha numa das cabanas, ela sabe que há uma pessoa lá fora e que está matando a todos. O que ela faz? Faz uma barricada na porta e fecha as cortinas - HAHAHAHAHAHAHA (talvez ela acredite que o assassino não vai entrar se as cortinas estiverem fechadas). Cena clássica.

De qualquer modo, graças a Alice e suas persistência em sobreviver, descobrimos o que está acontecendo e porque os jovens estão sendo sumariamente mortos. Quando a Sra. Voorhees aparece no acampamento, ela explica que o jovem Jason morreu afogado porque não foi ajudado pelos dois monitores que estavam transando em vez de estarem monitorando as crianças. Pra piorar, o jovem morto, cujo corpo nunca foi encontrado, era o filho dela, Jason.

Em um ato de vingança sangrento, foi ela que matou os jovens monitores e que não quer que o acampamento seja reaberto. E a grande surpresa - ou nem tanto, que quem mata no primeiro filme da série é a mãe do Jason e não ele. Eu prefiro a versão original, a velha tem cara de louca mesmo.

Alice sobrevive as tentativas falhas de assassinato da Sra. Voorhees (que começa a errar os golpes que tinham sido tão precisos nos demais monitores, mas tudo bem). Depois de decapitar a velha maluca, ela foge num barco para o meio do lago (porque claro, é um lugar seguro) e depois foi resgatada e acorda num hospital já perguntando sobre Jason, dizendo que o garoto não está morto. Ela o viu em seus sonhos, quando Jason saltou do lago e tentou matá-la.

Confesso que eu não estava prestando atenção e quando o Jason saltou, eu levei um susto.

O que é legal? Você fica esperando o Jason e ele não aparece! Muita das pessoas que viram estavam aguardando por ele e quando descobrem que quem mata é a mãe dele, todos ficaram surpresos.

O que não é tão legal? É um filme dos anos 80, então, nada de esperar recursos e pessoas bonitas. Eu considero um bom filme, apesar de tudo, mas eu gosto da série - então minha opinião de 'fã' não vale tanto assim.

E outra, o Kevin Bacon fez esse filme. Depois ele ficou famoso. Me pergunto se ele fala que participou desse filme...

Minha nota é 9: é a mãe que mata. Isso é MUITO legal.

Nenhum comentário: