quinta-feira, 21 de junho de 2012

Sexta-Feira 13 - Parte IV


Ontem eu vi o filme IV com o Max. Foi intitulado o último, mas como sabemos, nosso amigo Jason continuou em muitos filmes. De todos os antigos filmes do Jason, desse eu lembrava.
  • Título Original: Friday the 13th The Final Chapter
  • Titulo Traduzido: Sexta-Feira 13 Parte IV - Capítulo Final
  • Ano: 1984
  • Direção: Joseph Zito
Sinopse: Apesar do Jason Voorhees ter sido levado pro necrotério, ele não está realmente morto. Todos suspeitam que ele tenha retornado do mundo dos mortos quando novas mortes voltam a acontecer em Crystal Lake.


Esse comentário merece spoilers. Senão viu, não avance.

SPOILER

A capa com o saca-rolhas é legal. Saber usar isso com estilo: Jason te ensina. Foi uma coisa que doeu em mim....

Depois da incrível reprise contando a história de Jason Voorhees, estamos no ponto de saber se realmente Jason pode morrer. Contando: ele levou uma facada no ombro, foi enforcado (com direito ao som do pescoço quebrando) e teve um machado fincado na cabeça.


A cena da Parte III com Jason com o machado na cabeça e avançando. Quem poderia contestar o poder de seu terror? Enfim, parece que isso foi o que bastou para ele descansar um pouco. Jason foi levado pro necrotério, mesmo dando sinais que não estava completamente morto. Sua vingança é mais, pelo visto.

Bizarrice? Pensar em sexo sendo que atrás de você tem um cadáver do maior assassino da região.
Bizarrice?² O cara ver aquele filme broxante de malhação e se masturbar...
Cada um com seus gostos, mas olha, não dava tesão não. Eu e o Max ficamos putos, malditos anos 80.

Jason volta a vida e sai matando o pessoal. O que ele sabe fazer de melhor. Mas nesse filme, ele se superou no teleporte, porque era um tal de estar do lado de fora, no andar de cima, na cozinha, no banheiro e em todos os lugares ao mesmo tempo.

Bem, uma família morava numa casa e um bando de adolescentes aluga a casa do lado para passar o fim de semana. Claro que eles não vão passar da primeira noite, mas o legal é ver eles tentando. Com toda a azaração fail deles, Jason surge e começa a matar todo mundo. Nada de muita novidade, a não ser pelo fato que o uso de drogas diminuiu bastante nesse filme.

Na família que já morava no local, temos Trish, a irmã mais velha e Tommy, o irmão geek dela. Eles dão carona a um mochileiro de nome Doug que revela que Jason ainda está vivo e por ai, já que seu corpo não foi achado no necrotério. Dai eu me pergunto: se sabe que o Jason tá andando por ai e que ele mata todo mundo, que ideia idiota é essa de ir acampar em Crystal Lake?

Tudo bem, graças a esse mochileiro destemido, Tommy consegue as informações sobre Jason. E depois de um plano genioso de sua irmã, que ia se sacrificar para que Tommy fugisse - coisa que ele não fez, o garoto raspa a cabeça e quer confundir Jason e matá-lo (se isso for possível).


Contando toda a coragem do garoto, até é uma tentativa ótima da parte dele. Tão boa que Jason cai e fica curioso a respeito do garoto. A princípio eu achava que Jason não matava nem crianças e nem animais e esse filme tirou essa pretensão minha. Ele mata todo mundo.

O que importa é que... Nossa, que final violento. O Tommy surtou e desferiu muitos golpes contra Jason. E tipo, ele é uma criança ne? Violento. Mas foi legal.

O legal? Pô, o Jason é muito forte, adoro ele erguendo as pessoas como se elas não pesassem nada.

O curioso? O Jimmy é o pai do Marty McFly. o.O

O ruim? Muita cena random que não serve pra nada.

Teoricamente, o Jason finalmente foi derrotado. Era a premissa pro título do filme, não? Uma hora o Jason deveria parar. E isso me faz pensar no próximo post, sobre a Parte V. Os filmes do Jason pecam pela noção de tempo inexistente (nunca se sabe quanto tempo se passou), pelo teletransporte do Jason e pela falta de originalidade dos adolescentes. Você sempre vai torcer pelo Jason, os caras são chatos assim.

Nenhum comentário: