sexta-feira, 15 de junho de 2012

Sexta-Feira 12 - Parte II


Eu não tenho Blu-Ray, mas essa é a capa do DVD que tenho aqui em casa. Assisti esse filme com meu irmão Max agora pouco. Já que fazia tempo que não postava nada no blog e preciso completar minha meta de 2 horas de escrita por dia, cá estou pra falar desse filme também.

Essa picareta da capa? Poxa diz muita coisa, heim?

  • Título Original: Friday the 13th Part II
  • Titulo Traduzido: Sexta-Feira 13 Parte II
  • Ano: 1981
  • Direção: Steve Miner
Sinopse: Cinco anos após o horrível massacre no acampamento Crystal Lake, tudo o que resta é a lenda de Jason Voorhees e sua mãe, que assassinou sete instrutores de acampamento. Num acampamento de verão próximo, os novos instrutores não sabem que tem que ficar  o mais distante possível daquele lugar. Descuidados, os jovens circulam pela área, sem sentir a presença ameaçadora do mal. Um a um, eles são atacados e mortos brutalmente. (sinopse retirada da contra-capa do DVD)

Ah, meus comentários com spoiler. Está avisado.



SPOILER


Quando comecei a assistir, eu adorei que tivessem voltando a Alice e resgatado o final do primeiro filme, ajuda muito a entender - ou supor - o que vai se passar nesse outro filme. E sem contar que essas retomadas são legais. O diretor não é o mesmo, Steve dirigiu esse e o filme 3.

Depois de dois meses do resgate da única sobrevivente, Alice some misteriosamente. Ela, a mesma que matou a Sra. Voorhees e que disse que o garoto Jason não estava morto. Há verdades em suas palavras?

Cinco anos depois, num acampamento próximo, um novo grupo de instrutores está em treinamento para as férias de verão. Estamos novamente com adolescentes cheios de tesão, marca do filme. Dessa vez, são muitas pessoas, estava pensando em como Jason iria dar conta deles. O instrutor chefe conta a história do "acampamento de sangue", como ficou conhecido o acampamento de Crystal Lake depois da matança da velha louca Voorhees. Conta a história de Jason, que já virou lenda e que os mais velhos parecem temer de verdade.

Tanto no primeiro filme como nesse, o Louco Harry vem avisar aos monitores que estão correndo perigo. E como sempre, é ignorado. Quem vai dar atenção a um velho louco?

Antes de começar de verdade o treinamento, o instrutor chefe Paul diz que eles tem a oportunidade de uma última noite na cidade e ai o grupo se divide, ficando alguns no acampamento e o restante segue pra cidade. Novamente numa noite chuvosa, tudo está pra acontecer e mais mortes acontecerão.

Pessoalmente eu achei esses adolescentes mais idiotas que o do filme anterior, principalmente a tal de Sandra que queria porque queria ir ao "acampamento de sangue". Fazer o que lá, minha filha? As pessoas tem curiosidades sombrias, a dessa garota se encaixa nisso. 

(você entraria num lugar desses no meio do mato?)

De qualquer modo, quando ela e o namorado foram pra lá, um policial os pegou e os mandou de volta. Depois esse policial, quando estava indo embora, viu um cara encapuzado correndo pela mata e foi atrás dele. Acabou encontrando uma cabana no meio do mato e acabou morto também pelo dono do lugar. Agora sabemos que é Jason.

Nesse filme, o Jason não usa a máscara pela qual ele ficaria conhecido. Ele usa um saco na cabeça. A máscara de hóquei é mais estilosa.

Aqui temos ele, na cabana, com o saco na cabeça e a picareta da capa do filme. Matar com picareta é estilo, sempre me pergunto quantas coisas ele pode achar e transformar em armas. O Jason enxerga somente com um olho. 

Aqui o Jason criança, saindo do lago para pegar a Alice (no primeiro filme). A foto só pra ilustrar que o olho ainda não estava coberto, mas ficaria. Bem, não importa, de qualquer modo, Jason só tem um olho funcional.

Com parte dos instrutores na cidade, a que está no acampamento é assassinada. O Paul e sua assistente Ginny voltam da cidade e encontram o acampamento vazio. Ao se depararem com o sangue em uma das camas, percebem que há algo errado e Jason os ataca. Paul desmaia e Ginny consegue escapar.

Só que ela é tão burra quanto a Alice do primeiro filme. Ela derrubou o Jason umas duas vezes, de vez se certificar que ele não vai se levantar, ela foge e se esconde de maneira porca. Ignorando o fato que ela tinha que fazer isso porque era seu papel, eu desejei que ela morresse só porque não bateu novamente no Jason caído no chão. É como diz o Columbus do Zumbilândia - double tap.

Enfim, nada disso acontece e ela corre para o meio do mato, em direção a cabana do Jason. Chegando lá, descobre que ele tem um altar com a cabeça da mãe e a blusa que ela usava. Ginny veste a blusa e tenta enganar Jason. Porque o Jason obedece as ordens dela daria uma tese, mas de algum modo, a mente doentia dele processa as ordens dele como se fossem da mãe e ele se submete a Ginny. Ela consegue acertá-lo e caído no chão, ela retira o saco da cabeça dele.


Melhor pra nós, quando ele volta (porque ele sempre volta), vemos o rosto dele e seu cabelo comprido. Uma cena pra guardar na memória. Essa ai sendo atacada é a Ginny.

O filme acaba sem muitas explicações e Ginny sobreviveu. Agora preciso rever o terceiro filme e saber se a infeliz vai estar nele também e morrer como a Alice. Eu gostaria, somente pelas oportunidades que perdeu de dar cabo da vida do Jason. E olha que aqui ele nem é zumbi ainda.

Nota: 10. É o primeiro Jason, muito estiloso e perturbado.

Nenhum comentário: