sábado, 18 de abril de 2009

Contratos

A pergunta é uma só: Você lê contratos?

Por mais absurdo (sim, porque é isso que eu mais escuto quando perguntam "por que você ainda não colocou sim?" e eu respondo que estou lendo o contrato e me dizem "affe, que absurdo!") que pareça, eu leio todos os contratos virtuais que eu digo que aceito. E um dos meu favoritos, é do programa Spy-Bot - Search & Destroy. Pensando que ninguém leria, o cara escreveu o seguinte:

Dedication Public License (DPL)

Fazendo o download do arquivo, você confirma seu acordo com esta licença.

I. Freeware
Antes de qualquer coisa, as razões de porque o Spybot-S&D é gratuito:

I.a. Dedicatória
O Spybot-S&D é dedicado à garota mais maravilhosa do mundo :)

I.b. Binário
O que você recebe na compra de um programa? Um monte de zeros e uns, e nada mais. Se eles fossem distribuídos como arte, eu poderia entender o pagamento por eles. Mas se o objetivo principal é ganhar dinheiro - através de taxas ou anúncios - então eu não concordo!

I.c. Conclusão
Isso significa que eu garanto a licença de uso do Spybot-S&D pelo tempo que você quiser. Mas se você gostou do programa, eu lhe peço duas coisas: reze por mim (aproveite e reze pela garota mais maravilhosa do mundo também ;) ) para o seu deus - ou o que quer que você acredite - e nos deseje sorte.


II. Limitações

II.a. Engenharia Reversa
A Engenharia Reversa é proibida para quase todos os softwares. Se alguém tem dúvidas a respeito da honestidade do código, darei acesso ao código a uma organização de confiança, como uma universidade, sob condições específicas (como, por exemplo, apenas uma cópia, por um tempo limitado, que terá de ser excluída após o término do prazo combinado).

II.b. Garantia
Eu dei o melhor de mim para tornar o código do Spybot-S&D o mais estável possível e eu lhe garanto que não incluí nada com a intenção de causar qualquer dano ao seu sistema.
Entretanto, remover as ameaças conhecidas pelo Spybot-S&D envolve, algumas vezes, profundas alterações no sistema, e eu não posso garantir que ele irá operar como antes. O programa hospedeiro do spyware pode deixar de funcionar, por exemplo.
Também não posso garantir que o Spybot-S&D removerá todos os spywares contidos no seu sistema ou que o programa não lhe dará falsos positivos. Para seu próprio controle, a localização dos problemas encontrados é mostrada junto a cada resultado, e se você ainda tiver alguma dúvida, você pode visitar o fórum de suporte para mais informações.

II.c. Responsabilidade
Sob nenhuma circunstância você pode me responsabilizar por qualquer dano, causado de qualquer maneira, incluindo, mas não limitado ao dano que você pode fazer ao seu sistema usando o Spybot-S&D.

As vezes, é divertido (além de sempre recomendado) ler contratos...

Um comentário:

Unknown disse...

Ola ,

Eu leio contrato , porém nem todos , os do orkut , do email eu não li ,no entanto da compra do meu apt eu li .Acho chato para caramba mas sei da importância de ler os contratos.

Abraço