sábado, 6 de outubro de 2007

Do Androids Dream Of Electric Sheep?


"Do Androids Dream Of Electric Sheep?" é o nome do livro que deu origem ao famoso filme Blade Runner, o Caçador de Andróides. Obviamente que o título original combina melhor com o livro (e a ovelha elétrica do Deckard) e seu fabuloso enredo.

Adoro ficção científica. Phillip Dick éh simplesmente maravilhoso. Ele contou com palavras precisas e uma maravilhosa argumentação, uma história coerente e eletrizante. Com personagens profundos e perturbados, com a vida toda no planeta não fazendo sentido, com os protetores genitais, os animais elétricos que todos falavam ser de verdade, o Mercer e o Buster Amigão. Rick Deckard não é apenas um caçador de cabeças a prêmio, ele vive uma intensa história com os andros Nexxus-6, compreendendo que nem tudo era tão fácil, depois de conhecer os andros e estar com eles.

Retrata um mundo destruído pela radiação - a Nuvem. Os primeiros a cair sob o efeito dela foram as corujas. Não existem animais e ter um animal de verdade representa um status imenso. E o catalogo da Sydneys sempre está disponível com os novos animais e suas ofertas de preços. Alguns deles não existem mesmo mais exemplares, sumiram por completo. Deckard tem uma ovelha elétrica (a do título) que ele diz ser de verdade a todos, mas fica lembrando de quando ele tinha uma de verdade.

Obviamente que a Rachael Rosen foi pra enganá-lo. Eu creio que ele ficou impressionado com ela. Mas é uma andro safada pra caramba que queria tirá-lo de sua missão de caçar os últimos 3 andros Nexxus. Pior ela tentando sabotar o Teste Voight-Kampff, sem ele, os caçadores nunca saberiam quem éh ou não andro. A corporação Rosen - que constrói os andros - foi bem esperta. Quando eu li, eu não imaginava que a idéia era desacreditar o Teste, afinal, andros não tem empatia, como poderiam passar pelo teste? O Teste funciona fazendo um teste de empatia que envolve perguntas sobre animais e estuda as reações e tempo de respostas dos entrevistados. Ele sabia que a Rachael era andro, mas ela estava dentro da lei - estava empregada e pertencia a corporação Rosen; bem diferente dos demais andros que ele aposentava, que viviam fugidos por terem matado seus mestres humanos.

Pior que o livro se passa num único dia da vida de Deckard. Ele com a esposa, com a ovelha elétrica, no serviço, caçando andros, conhecendo outras pessoas, com a Rachael. Ele é o maior caçador de cabeças a prêmio, caçou 6 Nexxus-6 num único dia - um feito. Pior a Rachael ter matado a cabra de verdade que ele comprou. Ela matou por pirraça, não pode entender os sentimentos humanos, mas sabia que aquele animal era importante.

"Eu comprei uma cabra. Eu precisava ter uma cabra" disse ele, pensando na Luba Luft. A necessidade de status em ter um animal de verdade é lembrada a todo momento na história. Éh uma necessidade intensa e perturbadora. Imaginar um lugar que não tenha animais é bem estranho.

E o livro tem sua critica dura a religião, na forma de Wilbur Mercer - criador do mercerismo. Usando uma caixa chamada "Caixa da Empatia" você pode conectar-se com outros humanos e conhecer Mercer, um velho que te leva a subir uma montanha, onde te atiram pedras (que machucam de verdade). No alto, Mercer se lança para salvar o mundo da destruição. Buster Amigão conseguiu provar que Mercer é uma fraude, mas não entendeu que ele era apenas um canal de comunicação e estava vivo porque todos os humanos acreditavam nele e se ligavam a caixa para caminhar com ele. Porque ele é presente, ele aconselha, ele te guia. Andros não podem entender Mercer porque não possuem empatia e por ela que as pessoas se ligam a outras.

Bem, o livro é maravilhoso. Mas não lembro mais do filme pra fazer a comparação. Vou baixar o Blade Runner e fazer a comparação. Certamente que nada terá com o livro, mas tem o Deckard e isso é suficiente.

Nenhum comentário: