segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Meia maratona - Run The Night

Com a ascensão do meu irmão para o status de corredor, eu tenho acompanhado ele em diversas corridas para suporte técnico e moral. Sábado passado fomos a USP para a primeira corrida noturna que ele participou. A "Run the night" era da Caixa com a Iguana Sports. Foi a primeira noturna para o revezamento.

Essa foi a primeira que meu pai foi também. Ele parecia animado.

De fato, as corridas são bem divertidas. Eu mesma estou pensando em começar a praticar porque me sinto motivada cada vez que vou e vejo o pessoal cruzando a linha de chegada e a superação de metas pessoais. Mas como todo o esporte, preciso ir ao médico antes para me assegurar que a saúde é boa o suficiente para isso. Claro que fazer exercícios é bom para o corpo, mas como eu já vi gente infartando depois de correr, creio que o estado físico para a prática talvez seja o mais importante.

De qualquer modo, estávamos lá na USP, muito cheio e muito mal sinalizado. O local do evento parecia o de uma rave, inclusive com tinta fosforescente e pessoas dançando. Até ai tudo bem, o pessoal aparece e sempre faz festa, ainda mais a noite. Não havia visto nada similar porque sempre vou acompanhar meu irmão nas corridas de manhã.

E tinha bastante gente que não ia correr - iria depois por causa do revezamento - e que estava ali, zanzando de um lado para o outro. Assim como muita gente que não ia participar e estava ali, também zanzando de um lado para o outro.

Os solos, quartetos e duplas saíram todos juntos. Achei estranho porque geralmente temos a cronometragem de cada um e os grupos aos quais eles pertencem. Bem, isso pode ser superado. Meu irmão disse que estava bem sinalizado o caminho do percurso - já que cada grupo distinto tinha seu próprio percurso para completar os 21K.

Até ai, tudo bem. Algo que me incomodou era que não tinha sinalização para os expectadores sobre o caminho. Assim como não tinha nada para quem estava na USP aquela hora em sua prática de exercícios. O que começou a acontecer? Pessoas cruzando a pista do percurso a todo instante, cães e crianças no meio da rua, pessoas com bicicletas. Achei ruim. Qualquer um sabe que na prática de qualquer esporte é necessário concentração e que corridas são algo solitários e de superar limites, agora, o cara já tá preocupado em alcançar seu objetivo e tem que ficar desviando de pessoas? Chega a ser falta de respeito com o corredor, afinal, ele pagou (e não foi barato) e teve que desviar de pessoas que não sabiam ou que não podiam respeitar isso.

Infelizmente, muito mal sinalizado. As pessoas esperando seu amigos e iam cada vez mais para a rua, onde os corredores estavam passando. Sabe, o cara tá correndo, ele tá concentrado. Dai do nada, surge uma pessoa na frente dele. Teoricamente, o caminho deveria estar livre, mas não estava. E o pessoal também não podia colaborar, tinha que ficar atravessando a pista entre os os pelotões.

E sem contar o desrespeitos dos próprios corredores com os outros corredores. Cada um tem seu tempo para correr, o importante é terminar a prova. Não é porque eu terminei que eu tenho que ficar no caminho dos outros, estorvando. Ao que parece, meu pensamento simples e claro, apresenta grandes dificuldades para entrar na mente dos outros. A falta de respeito nessa terra aqui é generalizada, nem consigo prever algo para anos a frente.

Meu irmão terminou a prova, xingando por causa da falta de respeito dos outros participantes e do público em geral. Infelizmente, podia ter sido melhor organizado (não ficar contando que as pessoas vão respeitar porque elas não vão) e melhor sinalizado.

Medalha de finisher
E no final, não tem jeito. A melhor corrida, a melhor organização, o melhor incentivo foi da Golden Four ASICS (São Paulo realizado em 03/08). Isso sim foi uma excelente corrida para o corredor e para quem estava assistindo.

Nenhum comentário: