terça-feira, 27 de novembro de 2007

I Am Heathcliff.

Tudo bem, começou quando eu conversava com Miss Luh Moon e perguntei a ela sobre um assunto que tinha conversado com a Su - que ela iria escrever uma fic de época. Como eu gosto muito delas, quis saber tudo da Luh, que em informou que faria algo baseado em "Morro dos Ventos Uivantes", o Heathcliff havia a inspirado.

Bem, é verdade que não existe palavras pra explicar quem é Heathcliff e porque mulheres do mundo inteiro são apaixonadas por ele. É verdade também que não sou apaixonada por ele, pois acredito que ele seja louco - e sem essa que o amor o deixou assim, porque eu não acredito! - além de muito violento.

Estranhei o comentário de Miss Moon, mas nunca me colocaria contra a tal idéia, mesmo tendo minhas reservas com o senhor Heathcliff. Ela parecia tão fascinada quanto as demais mulheres que encontrei e que "conheceram" ele. Juro que eu não entendo o fascínio que ele desperta, e então resolvi investigar.

Fui a biblioteca e peguei o livro. Baixei o filme de 1992 com o Ralph Fiennes e... Entendi. Não, ele não despertou nenhum encanto em mim e não fiquei apaixonada. Eu o adorei pelo total sadismo e crueldade. Daí eu posso dizer muito bem dele. Um personagem muito bem construído e que nasceu pra sofrer, o coitado. Apanhou pra caramba, conteve toda a sua raiva, teve o coração partido, partiu, voltou cheio da grana e vingativo. O que posso dizer? Fabuloso. Mas nem mesmo pra ele, a vingança é tão doce quanto era no inicio. Pobre Heathcliff, ele começa a definhar lentamente durante o livro, morrendo de forma estonteante. Na verdade ele parecia morto desde que a Cathy morrera.

Eu acho que tanta maldade deixou ele louco, mas minha mãe diz que ele é medium. Bem, na
verdade, depois de amaldiçoar meio mundo (e OMG, como o Ralph faz cara de insano nessas horas!!!!!!!!), só poderia ter uma pá de espíritos com ele. E isso sem contar o quanto muitas pessoas o odiavam por suas maldades. Começando por sua esposa Isabella que acreditou que ele a amava, sendo que desde o principio ele deixara claro que queria a fortuna dela e suas terras. Depois de bater muito nela, ela se convenceu que ele não a amava. Ele só tratou bem a Cathy mesmo, pela qual ele dedicava um amor intenso, eterno e único. Nisso até é bonito, a chance de recuperação de uma alma perdida como a dele. Mas como eu disse, Emily não tinha pretensões de deixá-los felizes - talvez na pós vida.

Na época de lançamento do livro, não fez muito sucesso. E parece destino mesmo que autoras assim como a Emily e a Jane tenham seu total reconhecimento depois de mortas. O importante é que fez sucesso e Wuthering Heights é considerado um dos livros "que ninguém deve morrer sem ler". É verdade a afirmação. Conta uma história de amor única e o que um coração partido e muita revolta podem fazer.

"I Am Heathcliff!" (fala clássica de Catherine 'Cathy' Earnshaw, o amor da vida de Heathcliff "Não posso viver sem minha vida. Não posso viver sem minha alma." - nha que dó dele nesse momento, o coitado em desespero porque a Cathy morreu Ç_Ç) e quem, uma vez ou outra, não é como ele? Homem passional, nisso ele é adorável demais. O Ralph transmitiu a intensidade dos sentimentos e desejos dele em sua postura e seus olhares. Vestido com roupas do século XVIII/XIX... nha, que lindo! (tudo bem, eu nasci na época errada). Ele ficou adoravel por causa do cabelo longo (nha, nem falo nada!) e porque ficou muito elegante e charmoso nas roupas do Heathcliff.

Eu penso no que a Emily vivia pra ter escrito tal tragédia... quanto amor e ódio seus personagens transmitem. São maravilhosos.



------------

E retomando as atividades desse lugar inativo, vou somente falar de coisas que eu gosto. Como diria Heathcliff "ao inferno com todo o resto".

Nenhum comentário: