sexta-feira, 19 de março de 2010

More Than Blue

Tah! Eu confesso novamente e quantas vezes for preciso - eu não acho legal ouvir coreano falando. Não acho. Nada contra eles, só que o idioma não vai. Esse é o primeiro ponto desse post. Então, se eu não gosto de coreano porque raios eu vi um filme coreano?

Assim, eu meio que sou "viciada" em baixar coisas. Sei lá, eu fico olhando toda hora no haitou pra ver se tem algo bom, se lançaram os episódios de doramas que acompanho, se tem algum Golden bom (eu baixo mesmo que eu não assista de imediato)... É eu sei que é estranho demais e reconheço que existe um certo vício meu nisso. Mas toda vez que vejo o símbolo de "live" e "drama" eu clico pra ver o que é.

Foi nessas que pela DramaFans eu vi a sinopse desse filme. Alguns dias atrás e não consegui esquecer. Na verdade, eu fui olhar a sinopse mais umas quatro ou cinco vezes. Não baixei antes porque eu não gosto de coreano falando... (Sou preconceituosa nisso, reconheço). Enfim, hoje eu resolvi dar um basta a minha curiosidade. Enquanto eu assistia La Corda D'Oro - Primo Passo (oquei, eu gosto muito dos animes traduzidos pela Sukinime... Esse não é yaoi, mas eu juro que não me importaria se eu visse um deles se pegando uhahuahuah), baixei esse.

Terminei de assistir há 20 minutos atrás e achei que merecia um post. E já faz tempo que eu não posto aqui e fico pensando em mudar o layout e não faço nada... Enfim, isso não é importante. Vamos a história desse filme, mas antes:
  • Nome em inglês: A Sad Story Than Sadness / More Than Blue
  • Nome "romatizado": Seulpeum Boda Deo Seulpon Iyagi
  • Hangul: 슬픔보다 더 슬픈 이야기
Kay, um produtor de rádio que é apaixonado por Cream, uma compositora, foi informado que só tem poucos meses de vida. Como ele sabe que o maior medo de Cream é que ela fique sozinha, ele guarda este segredo e toma uma árdua decisão de tentar convencê-la a casar com um homem bom e saudável, Ju-hwan. Mesmo tendo o seu coração partido quando ela declara estar apaixonada por esse homem, Kay nunca demonstra o seu verdadeiro amor, nem se põe como obstáculo na vida dela.
(sinopse tirada do torrent do Haitou -> clique aqui para baixar)

Bem, dai já dá pra sentir o drama. Qual é a minha curiosidade? Eu sei lá o que eu tenho, mas eu tenho necessidades dessas histórias de amor com morte. Elas são tristes demais, mas eu encontro um certo conforto quando me dou com elas. Minha atração por essas histórias é imediata - e não é toda que eu gosto.

O que me surpreendeu foi a narração dos personagens. Havia emoção nas vozes deles, havia um certo conformismo e um sofrimento que os ameaçava sufocar. Quando o K tá narrando, pelas expressões do ator, se vê o baita esforço que ele tá fazendo. Mas eu me perguntava: Por quê??? E depois eu me perguntava: Como??? Uma vez que o filme me respondia a primeira questão, eu estava sendo tragada pelo filme pra entender o "como".

O "como" sempre me incomodou em algumas relações. Como ele conseguiu? Como ele não desabou na frente dela? Como ele pode suportar isso? É um dramalhão mesmo, mas eu, como escritora, gostaria de entender o "como". Dizia agora mesmo pro Samus que eu adoraria escrever com 10% desse sentimento de "como" entendido. O K me mostrou o que é altruísmo de verdade - embora seja errado dizer que ele foi egoísta, afinal são antônimos, mas em algumas partes eu o considerei assim. Desgraça pouca é bobagem...

SPOILER

Então entramos com a narração da Cream. Eu realmente fiquei surpresa. Estava achando que ela era uma tapada e fria, mas não era nada disso - e não que o K também tenha se importado com isso. A voz dela estava carregada de uma apreensão angustiante, enquanto ela esperava que ele demonstrasse algo, um mínimo sinal para ela.

Ela começou a sofrer com ele, a sofrer porque não podia fazer nada, porque não podia invadir a privacidade dele e falar o que sentia. Ela cumpriu o desejo dele e isso foi bem lindo da parte dela...



Pra finalizar, eu realmente gosto desses filmes com finais assim... Acho que passei a gostar quando vi o lindo "Amor Além da Vida" e eu sempre me pergunto "Como Chris...? Como você fez isso?"... Sou uma pessoa atrás do "como", eu sou muito egoísta pra ele.

Nenhum comentário: