quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Mother - A Busca Pela Verdade

Teve uma amostra de filmes durante as minhas férias em Sampa e fui ver esse filme com a Kitty-chan - porque ela queria ver esse filme. A temática era vingança, mesmo que fosse bem subliminar nos filmes que assisti. Foi uma seleção de filmes interessantes, vou procurar alguns deles depois pra assistir (como a trilogia da vingança do Park Chan-Wook).

Resolvi falar desse filme porque ainda me lembro deles e assim não precisarei assistir novamente pra escrever aqui.

  • Título Original: Madeo
  • Traduzido para: Mother - A Busca Pela Verdade
  • Ano: 2009
  • Direção: Jooh-ho Bong
Sinopse: O filme conta a história de um jovem deficiente mental, vivido pelo ator Won Bi, que é preso acusado de matar uma estudante da pequena cidade onde vive. O jovem é incapaz de negar ou confirmar o assassinato, apesar de comprovado que ele estava na cena do crime. Sua única esperança reside em sua mãe, interpretada por Kim Hye-ja, uma das atrizes mais respeitadas da televisão coreana, superprotetora e obstinada tentará de todas as maneiras provar a inocência do filho. Bong Joon-ho usa o terror por meio de um quotidiano repleto de personagens bizarros, momentos de humor e diálogos inusitados que contribuem em um suspense diferente dos outros. (retirado do site Asian Space)

A primorosa atuação de Kim Hye-Ja já mostra a ligação de idolatria mãe-filho a história inteira. Em muitos momentos, a relação é tão exacerbada que fiquei um pouco surpresa com as atitudes da protagonista.

O filme tem uma fotografia bonita e tomadas excelentes. Seu enredo não é leve e o envolvimento das personagens é muito intenso. A dedicação da mãe em buscar a verdade e tirar o filho da cadeia, mesmo que ele não lembre bem dos eventos da noite do assassinato, é instigante. Conforme ela avança em suas buscas pela verdade, um imenso quebra-cabeça vai se montando, com ligações sombrias dos outros personagens e relações de descaso.

Eu gostei muito do Jin-Tae, amigo do Do-Joon, e que ajuda a mãe em uma parte da investigação. Ele não é nada confiável, mas eu gostei muito do laço de amizade dele - mesmo que isso possa ser discutido, já que ele cobrava pra ajudar. Mas a cena dele no parque de diversões abandonado é violenta e realista... Eu adorei.

Gostei bastante do filme. Fui sem saber bem do que se tratava e gostei da forma de narração, dos ângulos usados, dos diálogos carregados de informações. Filme recomendado pra quem gosta de thriller de suspense e de cinema asiático.

Achei essa informação sobre o título do filme - a fonética de "mãe" e "murder" são soletradas da mesma forma quando traduzidas dos caracteres coreanos. O título do filme ("Madeo") é uma brincadeira e sugere mesmo tanto "Mother" como "Murder".

Clique aqui para ver as premiações indicadas e os prêmios que "Mother" levou.





SPOILER



Pensamos sobre a vingança no filme. Chegamos a algumas conclusões e principalmente sobre a morte da garota. Porque se a temática da mostra era vingança, precisávamos vê-la dentro do filme. Por essa razão, eu acredito que a vingança tenha sido o estopim pro assassinato da garota.

Quando a mãe acha uma pessoa que pode lhe contar o que aconteceu naquela noite - já que Do-Joon não consegue se lembrar claramente, pra mim, ficou claro que foi por vingança que a menina foi morta. O que houve depois a ela foi apenas uma construção na mente do Do-Joon, que ainda se perguntou o porque de terem exposto o corpo.

O final foi surpreendente, ao descobrir que o "namorado" da menina (Crazy JP) era um portador de síndrome de down e a naturalidade com que ele tratou o crime. Essa cena foi preciosa porque a Hye-Ja conseguiu expressar tão bem todos os sentimentos conflitantes que estão dentro dela.

Como o final do filme não é objetivo em relação a quem matou a garota, eu prefiro acreditar que foi Do-Joon por vingança; a garota o ofendeu e o filme já vinha mostrando que ele sempre reagia mal quando alguém o xingava. Mas acredito que cada um possa ter sua própria conclusão, baseada em outras informações dadas pelo filme.

Nenhum comentário: