terça-feira, 2 de agosto de 2011

Survival Of The Dead

Assisti esse filme ontem de madrugada. Estou na minha febre de ver sobre zumbis. Tenho muitos filmes no PC e preguiça pra assistir. Antes de ver esse, assisti "Diário dos Mortos" que seria o antes desse. Demorei pra ver o filme, o Max já tinha assistido e me contou sobre ele.

Esse é o sexto filme da saga de mortos-vivos do Romero. É sempre bom conhecer todo o trabalho dele.
  • Título Original: Survival Of The Dead
  • Ano: 2009
  • Direção: George A. Romero
Sinopse: Em um mundo onde os mortos se revoltaram contra os vivos, o soldado Crocket (Alan Van Sprang) comanda um grupo de militares dispostos a se refugiar desse caos sem fim. Enquanto eles buscam um lugar “onde as fezes não o alcançarão” eles encontram Patrick O’ Flynn (Kenneth Welsh), um patriarca banido, que promete a eles um novo Eden, com pescaria e rancho na ilha Plum. Os homens chegam ao local, somente para se verem numa batalha entre a família O’Flynn e a família rival, Muldoons. Eles descobrem que Patrick foi expulso da ilha por acreditar que zumbi bom é zumbi morto, enquanto os Muldoons acreditam que seja errado despachar seus entes queridos, enquanto buscam uma cura para o mal. Mas a busca por uma instabilidade dos Muldoons se tornou perversa: eles mantém os zumbis presos em suas moradias, acreditando que estão tendo uma vida normal – e as consequências são sangrentas. Uma desesperada busca por sobrevivência irá determinar a maneira como os mortos e os vivos poderão coexistir. (retirado de Cine Medo)

O soldados da história já fizeram sua aparição em "Diário dos Mortos" (eu falei dele aqui), filme anterior a história contada aqui. Romero traz a cena do encontro nesse filme e nos recordamos do momento.

Eu assisti o filme e fiquei pensando "WTF?" a cada diálogo ruim. Não que o filme seja ruim, ele não é ruim, mas pra mim, foi uma decepção. Esperava mais, uma crítica afiada, até diálogos consistentes. Não vi nada disso. Mas pra quem gosta de zumbi, são os zumbis do Romero e vê-los andando é sempre uma atração a parte.

A história se concentra nessa questão de rivalidade entre as famílias da ilha e de como cada um dos representantes julga como tratar os zumbis. A desculpa de Muldoon para manter os zumbis vivos (ou seja, sem alvejá-los) era que alguém encontraria a cura pra salvar os entes queridos, mesmo que ele não trate com tanto apreço todos os zumbis da ilha. Por um lado, eu pensei que era mesmo possível que alguém pense nisso, afinal, não deve ser nada fácil ver seus parentes levantando-se como zumbis e querendo comê-lo vivo. Pensei que talvez alguém fizesse o que ele fez, alguns filmes mostraram isso, pessoas mantendo seus parentes zumbis confinados. E por outro lado, pensei que isso não fazia sentido, essa espera por uma cura sendo que dá pra perceber que a pessoa está morta e apodrecendo.

Ter zumbis acorrentados em sua casa? Já pensou no cheiro disso?

Muldoon queria domesticar os zumbis para que eles comessem carne de outros animais e abandonassem a dieta humana. Teoricamente, eu pensei que os zumbis comessem tudo que está vivo. (Afinal, no universo de "A Volta dos Mortos Vivos" é que os zumbis comem miolos humanos, mas nos demais, eles comem tudo). Pensei sobre essa ideia e depois me vi do lado do O'Flynn: atira logo nesse zumbis e acabe com o sofrimento deles.

O filme podia ter sido mais profundo. Uma pena. Gosto muito do trabalho do Romero, mas não achei esse filme lá grandes coisas.

O trailer segue abaixo:


Nenhum comentário: