sábado, 21 de julho de 2012

Poltergeist


Tava demorando pra eu escrever sobre esse filme. Primeiro porque é um clássico do terror, segundo porque meus irmãos sempre me falavam "Carol Anne nos ajude". Tenho boas lembranças.

  • Título Original: Poltergeist
  • Titulo Traduzido: Poltergeist - O Fenômeno
  • Ano: 1982
  • Direção: Tobe Hopper
  • Enredo e Roteiro: Steven Spielberg
Sinopse: Eles estão aqui. Parecem amistosos no começo, tentando equilibrar cadeiras na cozinha da casa da família Freelings, num subúrbio americano. Então as coisas tornam-se tenebrosas. Uma tempestade rompe, o ataque de uma árvore, a pequena Carol Anne Frreling desaparece num espectro sinistro. E assim que sua família confronta uma reação em cadeia de horror e luta pra trazer sua caçula de volta, alguma outra coisa está aqui também. (retirado de Cine Players)



Do not go into the light!

Simplesmente um clássico do terror. O filme passa o suspense do que está por vir a cada cena. Uma história perturbadora, afinal, espíritos e fantasmas assustam mesmo quando o enredo é bem trabalhado e bem filmado. Foi o caso.

Pra explicar porque é tão assustador, vamos do principio: Poltergeist é uma palavra de origem alemã que se popularizou na época da Reforma, sendo utilizada por Martinho Lutero para se referir à ação de um "espírito brincalhão". Assim, polter significa "barulhento, brincalhão" e geist, espírito. Na verdade, geist também pode significar "mente de alguém vivo", mas de modo geral, esse significado é ignorado. Em Parapsicologia, o termo técnico utilizado para designar os fenômenos poltergeist é "psicocinesia recorrente espontânea" ou RSPK, do inglês recurrent spontaneous psychokinesis. ( ¹ ) Ou seja, coisas que se movem e fazem barulho pela casa, geralmente são eventos curtos.

Assim, temos uma casa (a do filme) que passou anos sem nenhuma manifestação e quando começa, a pequena Carol Anne consegue ouvir os espíritos através da TV sem sintonia. Quando os eventos vão se tornando cada vez mais fortes, Carol Anne é levada para outra "dimensão" e a família busca uma forma de trazê-la de volta, já que conseguem conversar com ela através da TV sem sintonia.

O filme traz também um cenário que poderia ser mágico, um lote onde casas estão sendo construídas e um novo bairro sendo construído. Quem poderia imaginar que num lugar daqueles o mal já tivesse fixado residência?

Claro, comparado aos efeitos de hoje, chega a ser ridículo pensar que alguém sentiu medo desse filme. E também é claro que a comparação de efeitos é coisa de gente idiota que não sabe localizar a época que o filme foi gravado.

Filmes de terror sempre vem acompanhados de curiosidades bizarras: a atriz que interpreta Dana, a irmã mais velha, foi assassinada pelo namorado que não aceitou o fim do relacionamento. Logo depois, Heather, a Carol Anne, morreu depois de filmar o terceiro filme da série. Ela sofria de uma obstrução intestinal e foi diagnosticada com outro mal, uma simples cirurgia a salvaria.

Os boatos das mortes sempre vem acompanhados com as lendas sobre filmar filmes de terror. Lendas assim assolam o filme do Exorcista também.



Comentários com SPOILER
The house is clean!

Bem, na verdade são meus comentários. Eu realmente ODEIO a Diane, a mãe. Tudo bem, ver o fenômeno e achar "divertido" é uma coisa, outra é depois de salvar a filha de outra dimensão fantasmagórica, querer continuar morando na casa. Eu sempre fico com raiva quando eles estão arrumando as caixas pra mudança, ela olha pra casa e fala "uma pena termos que sair, tantas lembranças". Oh minha filha, você foi pra outra dimensão buscar sua filha e ainda quer ficar na casa????? Tá de brincadeira comigo.

A falta de ação dos filhos e da mãe me incomoda. Eles não fogem, apenas ficam olhando, entre espantados e encantados. Sei lá, não daria neles aqueles "oh meu deus se ficarmos aqui vamos morrer?". Sempre me pergunto isso.

De qualquer modo, recomendo o filme porque é bem legal. Vou relembrar os demais filmes da franquia pra postar aqui na minha memória virtual.

Nenhum comentário: