sábado, 25 de dezembro de 2010

Madrugada dos Mortos

Eu queria escrever sobre esse filme, mas não o fiz antes porque estava com preguiça. Como eu o revi ontem a noite, achei que era algum tipo de sinal e vim falar sobre. Detalhe, eu vi dublado (porque o canal Space tem a política de passar filme dublado) e não recomendo, a voz da Anna é irritante.

Pra quem não sabe, e pode ter alguém que venha ler isso e não sabe, esse filme é um remake do Dawn Of The Dead (aqui conhecido como Madrugada dos Mortos) de 1978, filme do Romero, continuação de Night Of The Livin' Dead (Noite dos Mortos Vivos). Claro, os filmes do Romero sempre vem carregados de criticas sociais. Essa refilmagem deixou um pouco a desejar nisso, na critica ao consumismo, mas ao menos, mostrou que o ser humano é adaptável e pode se acomodar em diversas situações - mesmo com centenas de mortos querendo devorá-los.
  • Título Original: Dawn Of The Dead
  • Traduzido para: Madrugada dos Mortos
  • Ano: 2004
  • Direção: Zack Snyder
Sinopse: Anna é uma jovem enfermeira, que após voltar pra casa de um dia de trabalho, acorda pra um mundo onde os zumbis estão por todos os lados devorando as pessoas. Consegue fugir de sua casa e conhece o policial Kenneth depois. Acabam indo se refugiar num shopping com outros sobreviventes e por algum tempo, eles esquecem que estão cercados de zumbis e que nenhuma ajuda virá. O esconderijo não é perfeito, logo acaba a comida e o grupo se vê obrigado a sair de lá para conseguir sobreviver.

Essa sinopse é minha. O filme é mais ou menos isso.

Como todo filme de zumbi, os zumbis não são os protagonistas, eles são apenas a causa do apocalipse. Numa situação tão desesperadora como essas, logo as personagens se acomodam e mostram seu lado mesquinho e pequeno, e outras que evoluem com a situação, modificando suas atitudes e percebendo que salvar os outros pode significar se salvar no final - claro, ninguém precisa ser perfeito, o desafio é sobreviver de qualquer forma.

A agilidade da narração não permite que os personagens lamentem. Eles precisam tomar decisões rápidas e sábias, não tem tempo pra lamentações.

Eu até gosto do filme, da narração e dos personagens. Só não gosto muito da ideia de zumbis correrem. O fato deles existirem já causa um mal estar, eles correndo desesperadamente atrás de você, não dá. No final, eu penso que esse fator é só pra mostrar que não tem como alguém sobreviver. Você vai cansar, você vai desistir, você vai ser devorado. Essa expectativa não é atraente.



Vou ver o filme original agora. Se ainda tiver ânimo, eu venho postar aqui.

3 comentários:

E.R.Saracino disse...

E aí aparece um amigo folgado e pede:
Nossa que legal, faz a postagem do filme antigo sim! Mas faz que nem no filme dos japas que se batem, põe o link pra download :D

Ou não...

hahahhaha

abraço!

Susy Ramone disse...

Há... fico pensando em um meio de se adaptar e se acomodar com uma situação dessas!
Não sei não, mas acho que eu seria a primeira a morrer... hehehehe

Susy Ramone disse...

Pra você, que é tão especial, ofereço um presente. Pegue o selinho que fiz com todo amor para este blog encantador.
http://susyramone.blogspot.com/2011/02/ofereco-este-mimo-para-todos-os-meus.html

Bloody Kisses!

Susy